População Trans reage a Transfobia se candidatando em 2018.
A exemplo do que fizemos em 2014 e 2016, a ANTRA vem a público lançar apoio as 53 candidaturas** corajosas e aguerridas de pessoas Trans que se colocaram diante deste desafio. Estivemos levantando os dados através de campanha própria, manualmente, sem apoio e sem fins lucrativos, com o objetivo de incentivar e dar visibilidade a população de Travestis e transexuais que virão candidatos/as em 2018.
Nos últimos anos vimos com muito pesar o aumento do numero de assassinatos e a falta de interesse dos órgãos constituídos para investigar, apurar e criminalizar esses assassinatos. O Brasil é o país que mais mata travestis e Transexuais do mundo. Essas mortes são sempre carregadas de requintes de crueldades, assassinam o corpo físico, e assassinam identidade de gênero da população Trans ao não reconhecer como legítimas as nossas existências.
Este ano foi possível o registro das candidaturas de pessoas Trans com o nome social, fato inédito e que só foi possível após incessante luta do movimento de Travestis e Transexuais. Passamos ainda a ter o direito de incluir o nome social nos respectivos títulos eleitorais de nossa população, o que esperamos aumentar ainda mais a participação da população votante.
Além disto, por determinação do TSE, passamos a concorrer na cota destinada ao genero feminino nas legendas e ao direito previsto ao fundo partidário da mesma forma que as demais mulheres. O que coloca nossa população em pé de igualdade com as demais cidadãs, ao respeitar nossa identidade de genero e reconhecer nosso direitos a partir deste importante olhar.
Entendendo a importância de disputar esses espaços de poder e utilizar os partidos como meios para tal é que Travestis, mulheres Transexuais e homens Trans resolveram concorrer a cargos legislativos e entrar de vez no jogo político partidário, a fim de alcançar legitimidade e representatividade por nossas demandas e enfrentar o desafio de lutar pelas nossas pautas. Pela primeira vez no país teremos 01 candidata ao Senado Federal; 02 candidatas a Dep. Distrital pelo DF; 17 a Dep. Federal; e 33 Dep. Estadual.
Sem desmerecer candidatos amigos e aliados, que levam nossa pauta desde outros tempos, resolvemos arregaçar as mangas e ir pra disputa de fato e defender a nossa existência. Pois, mesmo diante de tentativas de impugnações e campanhas difamatórias, ousar sair candidata e candidato nessa atual conjuntura, mais do que defender as suas plataformas politicas, queremos defender o direito a de termos nossa própria voz e deixarmos de ser moeda de troca nos jogos dos poderosos.
Em relação a 2014, tivemos um aumento de 9 vezes a representatividade na disputa eleitoral – onde tivemos apenas 5 candidaturas aquele ano.
Há candidaturas abaixo, surgem e ecoam como um grito de dor engasgado em nossa população de norte ao sul do País. Por isso esses dados não são mensurados apenas por região e por coloração partidárias, esses dados são reações exatas de como se pode iniciar a mudança que uma população inteira almeja. E que só adentrando nesta disputa de corpo e alma é que vislumbramos uma mudança real. Justa e conquista por toda a nossa população.
Alagoas:
Cris de Madri – Dep. Estadual – PSDB
Bahia:
Leo Kret – Dep. Federal – Democratas
Distrito Federal:
Kyara Zaruty – Dep. Distrital – Avante
Paula Bennet – Dep. Distrital – PSB
Ceará:
Helena Vieira – Dep. Federal – PSOL
Andrea Rossati – Dep. Federal – PPS
Silvinha – Dep. Federal – PCdoB
Goiás:
Geovanna – Dep. Estadual – PSOL
Maranhão:
Pamela Maranhão – Dep. Estadual – PT
Minas Gerais:
Duda Salabert – Senadora – PSOL
Leandrinha Du Art – Dep. Federal – PSOL
Camila Oliveira – Dep. Estadual – PCB*
Juhlia Santos – Dep. Estadual – PSOL
Mato Grosso:
Adriana Liário – Dep. Federal – PSOL
Pará:
Adriana Lopes – Dep. Estadual – PSOL*
Paraná:
Jessica Magno – Dep. Estadual – PT
Gisele Schimidt – Dep. Estadual – PSB
Renata Borges – Dep. Federal – PSB
Pernambuco:
Amanda Palha – Dep. Federal – PCB
Joana Casotti – Dep. Estadual – PCdoB
Robeyoncé Lima – Dep. Estadual – PSOL
Piauí:
Safira Bengell – Dep. Estadual – PSDB
Rio de Janeiro:
Daniele Balbi – Dep. Estadual – PCdoB
Barbara Aires – Dep. Estadual – PSOL
Danielle Nunes Mulher – Dep. Estadual – PSOL
Cristian Lins – Dep. Estadual – PT
Professora Jaqueline de Jesus – Dep. Estadual – PT
Giovana Cambrone – Dep. Federal – REDE
Barbara Sheldon – Dep. Federal – PP
Loren Du Buá – Dep. Estadual – MDB
Kakau Ferreira – Dep. Estadual – PTB
Rio Grande do Norte:
Lara Bianck – Dep. Estadual – PSOL
Rio Grande do Sul:
Luíza Eduarda – Dep. Federal – PSOL*
Rondonia:
Sabrina Nascimento – Dep. Estadual – REDE
Kelly Sales – Dep. Estadual – PMB
Santa Catarina:
Mariana Franco – Dep. Estadual – PCdoB
Luísa Do Prado – Dep. Estadual – PCdoB
Katielly Lanzini – Dep. Federal – PSD
Luíza Bittencourt – Dep. Federal – PSOL
Sergipe:
Linda Brasil – Dep. Estadual – PSOL
São Paulo:
Ana Beatriz – Dep. Federal – PDT
Renata Peron – Dep. Federal – PSOL
Leonora Aquila – Dep. Federal – PHS
Tiffany Abreu – Dep. Federal – MDB
Carla Ziper – Dep. Estadual – PMB*
Thífany Félix – Dep. Estadual – PMB
Erika Hilton – Dep. Estadual (Bancada Ativista) – PSOL
Profa. Luiza Coppieters – Dep. Estadual – PSOL
Erika Malunginho – Dep. Estadual – PSOL
Alexya Salvador – Dep. Estadual – PSOL
Hailey Kaas – Dep. Estadual – PSOL
Flavia Alessandra – Dep. Estadual – PT*
Tocantins:
Byanca Marchiori – Dep. Estadual – PSB*
Não queremos aqui apoiar com exclusividade esta ou aquela candidatura/legenda. Mas dizer que este despertar já tem um grande significado e isso muito nos alegra e faz acreditar em dias melhores.
Desejamos a todos e todas as candidaturas muita sorte, força e afirmamos nosso apoio até o final. Nosso corpo é político, forjado na luta e na resistência.
Avante Travestis, mulheres Transexuais e Homens trans deste Brasil!
Keila Simpson
Presidenta da ANTRA
Bruna Benevides
Secretária de Articulação Política da ANTRA
Sua candidatura não consta em nossa lista?
Clique no link abaixo e preencha o formulário:
https://goo.gl/gxM8hx
*Pessoas que preencheram o formulário da ANTRA informando suas candidaturas mas que não foi possível a confirmação da mesma até o fechamento da matéria.
**Pode ser quem hajam candidaturas não cadastradas, visto que recebemos dados preenchidos em formulário lançado pela ANTRA e/ou nos foram enviados por parceiros e afiliados em nossa redes sociais. Há a possibilidade de haver desistências nas candidaturas, que não foi possível confirmar através das redes sociais.