
Bem Vindos/es ao Festival Nacional TRANSMASCULINEZANDO
Da invisibilidade ao protagonismo da luta!
No dia 05 de Junho, abrindo o calendário do mês do ORGULHO, a ANTRA apresenta 8h de ações ao vivo e online, com discussões sobre a necessidade de TRANSMASCULINIZAR o ativismo, as relações sociais, pessoais, culturais, acadêmicas, políticas, e a forma de (des)construir a sociedade a partir do olhar de Homens Trans e TransMasculines.
Dia 05/06 (sexta-feira) a partir das 13h
FESTIVAL TRANSMASCULINEZANDO – PROGRAMA COMPLETO
13H – HISTÓRIA/APRESENTAÇÃO
ALEXANDRE PEIXE (SP)
@xandepeixec
Fundador do Movimento Nacional de Homens Trans e Transmaculinidades
13:30H – A HORMONIZAÇÃO TRANSMASCULINA E
A COMPULSORIEDADE NA AFIRMAÇÃO DO GÊNERO
DANIEL LIMA(SE)
@dan.lm
Homem trans, farmacêutico Clínico, atual presidente da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis – AMOSERTRANS
14H – EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO:
AS EXPRESSÕES DE MASCULINIDADES ALTERNATIVAS
VICENTE TCHALIAN (MT)
@vicentetchalian
Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso; Mestre pelo mesmo programa e graduando em Ciência Política. Homem Trans mato-grossense primeiro a estrar em cursos de Pós-Graduação pela UFMT. O foco das pesquisas perpassa os estudos de gênero e transfeministas, trabalha atualmente com histórias de vida e construções de masculinidades.
14:30H – LAICIDADE, FÉ E RELIGIOSIDADE
KAIO LEMOS (CE)
@ kaiolemosatransce
Mestrando em Antropologia pela UFC-UNILAB/CE, Especialista em Estudos de Gênero, Sexualidades e Direitos Humanos pela UFC/CE, Bacharel em Humanidades (UNILAB), Bacharel em Antropologia (UNILAB) e Presidente da ATRANSCE (Associação Transmasculina do Ceará). Autor da obra No candomblé quem é homem e quem não é?
15H – SAÚDE TRANSMASCULINA:
O QUE DISCUTIR ALÉM DA HORMONIZAÇÃO?
LUCAS HENRIQUE (RN)
@garu.dj
Fisioterapeuta, Dj Multinstrumentista, Nordestino, potiguar e de luta. Membro da Associação Nordestina de Travestis e Transexuais – ANOTTRANS e Grupo de Articulação de Homens Trans do RN – GAHT.
15:30H – REPRESENTATIVIDADE TRANS NA ARTE
TARSO BRANT
@tarsobrant
Ator e Artista
16H – O QUE É INTERSECCIONALIDADE?
THEO SOUZA (RJ)
@euotheo
Theo Souza, Escritor, Palestrante, Diretor do Grupo Diversidade Niterói e Estudante de Serviço Social da UFF.
16:30H – TRANSPARENTALIDADE
NOSSA DIVERSIDADE É NOSSA FORÇA.
GAEL JARDIM (RJ)
@trans_cendendo
Transativista, Cineasta, pai de uma adolescente.
17H – ACADEMIA E MOVIMENTOS SOCIAIS:
UMA RELAÇÃO DE AMOR E ÓDIO
LAM MATTOS (SP)
@lammatos
negro-indígena, ceilandence, questionador da masculinidade tóxica, rebatedor dos padrões masculinos cishétero-normativos, falador fluente e homem transmasculino. Coordenador nacional do Ibrat (Instituto Brasileiro de Transmasculinidade)
17:30 – A IMPORTÂNCIA A AUTOESTIMA E
EMPODERAMENTO NA VIDA DAS PESSOAS TRANS
LUCCA NAJAR
@luccanajar
Cineasta, criador de conteúdo para as redes sociais, transativista e palestrante. É referência no seu nicho e já participou de mesas de conversas, talks e eventos para diversos segmentos.
18H – CISSEXISMO E A PRODUÇÃO DA DIFERENÇA SEXUAL NO ESPORTE
ERIC SEGER (RS)
@corposdesobedientes
Formado em educação física, mestrando em educação. Coordenador do grupo HTA – Homens trans em ação. Rio Grande do Sul
18:30 – CONJUNTURA POLÍTICA E ECONÔMICA NA PERSPECTIVA DE PESSOAS TRANSMASCULINES: TRABALHO, EMPREGO E RENDA
RAICARLOS DURAN (PA)
@raicarlosdurans
Militante LGBTI; É do Pará e leitor de bula de remédio; SERVIDOR público tem formação Filosófica e Técnico Edificações; articulador em Belém/*Pará do PROCESSO Transexualizador; MEMBRO FUNDADOR do IBRAT – Instituto brasileiro de Transmasculinidades”; lutou pela democratização do Brasil nos anos 70 e 80 durante a ditadura militar
19H – ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS
CAUÊ ASSIS (AL)
@caueassis_
Homem trans, estudante de psicologia da UniversidadeFederal de Alagoas (UFAL), poeta, Sec.Geral da ACTTRANS, integrante do FONATRANS e conselheiro Municipal de Direito e Cidadania LGBT de Maceió.
19:30 – ARTE E TRANSMASCULINIDADE
KAIQUE THEODORO (SP)
@kaique.theodoro
Cantor e ator, Kaique Theodoro ainda aos vinte e tantos anos carrega grandes experiências e conta suas narrativas através da sua música que permeia entre o funk e r&b. Transgênero, não se intimida e foi o primeiro homem trans a se apresentar musicalmente pelas noites cariocas (que se tem datado!).
20H – ERICK BARBI LIVE ACÚSTICO
ERICK BARBY (SP)
@erickbarbi
Cantor, Homem Trans, assumiu sua transexualidade aos 20 anos. E teve a sorte e a alegria de ter o apoio de toda a família e amigos. Em 2006 compôs a música “Tudo Que o Mundo Vai Me Dar” que foi tema documentário “Questão de Gênero”, do diretor Rodrigo Najar. Depois de alguns anos, em 2013, apresentou a música ao vivo no Programa Na Moral de Pedro Bial que tratava sobre a transexualidade. Em 2016, participou da série documental “Liberdade de Gênero” do diretor João Jardim, que foi ao ar no canal GNT, apresentando novamente sua composição.
#DEMETRIOVIVE
#JOAONERYPRASEMPRE