Em 2022, ano em que comemoramos os 30 anos do Movimento Trans, o Brasil experimenta novamente uma conjuntura de crise(s). Para além da sanitária, que impôs perdas importantes nos quadros do movimento em decorrência da Covid-19, estamos testemunhando fragilidades democráticas e humanitárias em razão de uma administração federal que intencionalmente tem desmantelado os ganhos conquistados desde nas últimas três décadas.
Recentemente publicamos uma carta para registrar o posicionamento da ANTRA, instituição que atua a três décadas na defesa dos direitos da população de travestis e transexuais, em relação às eleições de 2022. Recomendamos a todes a leitura com bastante atenção.
Em 2022, a ANTRA segue sendo a principal instituição que faz esse tipo de levantamento com o olhar específico às candidaturas trans, em continuidade a um trabalho iniciado em 2014. E a partir da busca realizada, conseguiu mapear pelo menos 79 candidaturas trans pelo Brasil, sendo 70 (89%) travestis e mulheres trans contra 52 em 2018, 5 (6%) homens trans, enquanto em 2018 tivemos apenas 1, e 4 (5%) candidates com identidades não binárias. Representando um aumento expressivo de 49% em relação a 2018, quando tivemos 53 candidaturas. Alcançando um novo recorde da participação de travestis e demais pessoas trans nessa disputa.
Quanto ao perfil étnico/racial, identificamos 3 (4%) candidaturas de pessoas autodeclaradas indígenas, 24 (30%) de pessoas brancas e 52 (66%) negras (pretas e pardas). Não muito diferente no cenário geral do país, onde a maioria das candidaturas em 2022, pela primeira vez, se autodeclararam negras.
Com as candidaturas lançadas, outros desafios surgem. Especialmente quando o que resta nítido é em relação ao apoio dos partidos, seja material, pessoal ou financeiro, que continua insuficiente e até inexistente em alguns casos. Precisamos refletir sobre candidaturas que são lançadas propositalmente precarizadas pelos partidos.
Leia o documento completo e baixe a lista de candidaturas trans em 2022 no arquivo abaixo.
Última atualização 05/08/2022.