A exemplo do que temos feitos nos últimos anos, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, inicia o mapeando das candidaturas de Travestis, Mulheres Transexuais, Homens Trans e demais pessoas Trans, a fim de acompanhar o processo de acesso de nossa população a cargos políticos no Brasil e traçar um perfil dessas candidaturas, assim como apoiar, incentivar e garantir o pleno exercício do direito a candidatar-se.
Nesse ano, a exemplo das eleições passadas, a ANTRA conseguiu mapear em 25 estados, 294 candidaturas pelo Brasil, sendo 30 candidaturas coletivas e apenas 2 para prefeitura e 1 para vice-prefeitura. Onde destas temos 263 travestis e mulheres trans, 19 homens trans e 12 candidates com outras identidades trans. Representando um salto de 226% em relação a 2016 quando tivemos 89 candidaturas e 8 pessoas eleitas (disponível em antrabrasil.org/candidaturas). Esperamos que em 2020 esse número seja ainda maior.
Confira a lista completa de candidaturas baixando o arquivo:
Última atualização 15/11/2020
===========================================================
RESULTADOS:
30 Candidaturas Trans Eleitas em 2020
A exemplo do que temos feito desde 2014, com o monitoramento, pesquisa do perfil, publicação e veiculação com compromisso pela representatividade nas eleições, a ANTRA vem a público parabenizar as mais de 294 travestis, Mulheres transexuais e homens trans, demais pessoas trans que concorreram nas eleições 2020 pelo espírito de luta e de resistência que impuseram nessa batalha.
Para nós, todas/os vocês já são mais que vencedores e merecem o nosso mais profundo respeito.Saudamos de maneira muito especial as 30 pessoas Trans eleitas, representando um aumento de 275% de pessoas trans eleitas em relação a 2016 (mesmo pleito), e que a partir de agora terão o dever de se posicionar sobre a importância de visibilizar esses corpos nas câmaras municipais, e defender a nossa existência nos representando e atuando em prol de nossa população.
Lista completa:
https://antrabrasil.org/2020/11/16/candidaturas-trans-eleitas-em-2020/