ANTRA entrega Dossiê a representante da ONU

Direitos e Política

Em visita recente ao Brasil, o Consultor Independente sobre a proteção contra a violência baseada em Orientação Sexual e Identidade de gênero, Victor Madrigal visitou Brasília, Salvador e Rio de Janeiro, para construir uma agenda junto aos movimentos sociais a fim de discutirem a situação de violência em que se encontra a população LGBTI, com foco nas pessoas Trans.

Em Salvador, contamos ainda com a participação de nossa Presidenta Keila Simpson, a Sra Symmy Larrat, Presidenta da ABGLT e outros movimentos LGBTI, especialmente ligados a questão racial e das religiões de matrizes africana.

Promovido pelo Instituto Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Washington-DC), a ANTRA pode contribuir desde a organização junto a diversas outras instituições para que o encontro pudesse ser capaz de garantir participação sob o olhar interseccional dentre as diversas identidades, mas também falar sobre a violência e os Assassinatos de Travestis e transexuais brasileiras.

Na ocasião, foram entregues os Dossiês do Assassinato e Violência contra pessoas trans brasileiras de 2018 e o de 2019 – que tem previsão de lançamento no próximo dia 29/01/2020, Dia Nacional da Visibilidade Trans, construídos em parceria com o Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE).

A exemplo do que temos feito no últimos anos, os dossiês tem se tornado ferramentas importantes de luta contra a omissão do estado e de denuncias em órgãos internacionais sobre a situação de violência no Brasil, especialmente no atual contexto. Já tendo sido entregue à CIDH em audiência temática no Equador. 

Estiveram presentes na atividade uma maioria de pessoas trans, muitas negras, jovens, PCD, Idosas e ativistas, além de representantes de movimentos lésbicos, de favela, Intersexos, organizações da sociedade civil e grupos aliados. A mesa foi composta Victor Madrigal (ONU), por Indianare Siqueira (TransRevolução/CasaNem), Leonardo Peçanha (IBRAT), Alessandra Makkeda (Instituto Transformar), Gabriel Van (Liga Transmasculina João W Nery), e Bruna Benevides ( Seretária de Articualação Política da ANTRA – Autora da pesquisa).

Madrigal