ANTRA e Defensoria do RJ realizam evento pelo Dia da Memória Trans

Direitos e Política

Evento

Sob o Titulo de FALAR DA MORTE PARA GERAR VIDA, a ANTRA em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de janeiro, através do Núcleo de Defesa dos Direitos da Diversidade Sexual e de Genero (NUDIVERSIS), realizaram atividade pelo Dia da Memória Trans, comemorado no dia 20/11 em todo o mundo. Esta é a 1ª vez que uma Defensoria realiza evento alusivo a data.

Na ocasião, foram lançados os dados do Dossiê da violência contra pessoas trans brasileiras , e o recem lançado relatório anual  Transrespect versus Transphobia Worldwide da TGEU, onde publicou os resultados do Observatório de pessoas trans assassinadas em 2019. A atualização de 2019 revelou o total de 331 casos entre 1 de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019. Onde o Brasil segue como o país que mais assassinou pessoas trans do mundo neste período, com 132 mortes seguido do México (65), e Estados Unidos (31), somando um total de 3314 homicidios reportados de personas trans em 74 países em todo mundo.

A mesa principal contou com a participação de: Bruna Benevides, autora do Dossiê representando a ANTRA, Theo Sousa do Portal TransBR, Alessandra Ramos – Instituto Transformar, Dra. Maria Eduarda Aguiar – Grupo Pella Vidda, Gilmara Cunha – Grupo Conexão G, David Alonzo – Colombia Diversa (Colombia) e Letícia furtado – NUDUVERSIS.

O Evento contou ainda com a distribuição do Dossiê 2019 da ANTRA/IBTE, e o lançamento digital das versões em inglês e espanhol, além do Relatório ”O Ódio não conhece fronteiras”, do SinViolencia LGBTI, que monitora os dados da América Latina e Caribe. Tendo sido apresentado por Davida Alonzo, da ONG Colombia Diversas (Bogotá), como representante do Observatório.

4141c3ca-7fd6-4c4f-a16b-1e86095690ed

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A VITIMAS DE VIOLÊNCIA

Como uma das ações propostas, a Defensoria Pública, representada no evento pela Dra Leticia Furtado, lançou o protocolo de atendimento as pessoas LGBTI vítimas de violencia, onde foram colhidas assinaturas e fechado parceria com instituições presentes a fim de colaborar na coleta de dados da Defesensoria.

Houve intensa participação de ativistas, movimentos sociais, instituições de segurança pública, direitos humanos, pesquisadores e estudantes.

 

Realização:
NUDUVERS – ANTRA

Apoio: ABGLT – RENOSP LGBTI – GDN – GTN – Race&Equality – Colombia Diversa – SINVIOLENCIA-LGBTI – Pela Vidda Rio

Cobertura da Midia: 

http://g1.globo.com/globo-news/videos/v/brasil-e-o-pais-com-mais-mortes-de-pessoas-trans-no-mundo/8125178/